quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

CHUVA GERA ESTRAGOS, TELEFONIA FALHA E BOMBEIROS E PM FICAM INCOMUNICÁVEIS

Uma forte chuva de 59,4 milímetros, acompanhada de ventos de 68,4 km/hora, granizo e raios, causou estragos ontem em Presidente Prudente. No início da noite, muros, placas, árvores e fios de alta tensão caíram e outdoors foram arremessados sobre carros estacionados. Em alguns pontos da cidade, houve alagamentos em ruas e quintais. No Parque do Povo, na Rua 14 de Setembro, foi preciso a interdição da via. Houve dois registros de veículos quase que submersos. Com o temporal, muitas pessoas encontraram dificuldades no uso das linhas de telefonia e internet por conta de uma possível pane. O problema ainda afetou os centros de operações de Bombeiros (Cobom), através do serviços 193, e Polícia Militar (Copom), 190, que ficaram incomunicáveis. Moradores prejudicados tiveram de ir até o posto mais próximo para pedir ajuda.
Em Prudente, a reportagem constatou ainda pontos de alagamentos na Avenida Manoel Goulart, na altura do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e na Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, nas proximidades da rotatória com a Avenida Salim Farah Maluf. Na Avenida da Saudade, no cruzamento com a Avenida Joaquim Constantino, dois carros teriam boiado, conforme a Polícia Militar.
Uma cratera se abriu na Rua Raimundo Fonseca, no Jardim Eldorado, quando a via teve que ser interditada nos dois sentidos. A pista de sentido Centro/Bairro da Avenida Ana Jacinta, na Cohab, também foi fechada depois que uma árvore caiu. Em um posto de combustíveis no fim da Avenida Coronel José Soares Marcondes, uma placa desabou sobre dois automóveis. Outro veículo caiu em uma valeta na Estrada da Amizade, via que liga Prudente a Álvares Machado. As quadras do Parque de Uso Múltiplo (PUM) também foram inundadas, o que impediu o início das competições do 5o Torneio Nikkey de Férias.
No centro, o muro de um restaurante veio abaixo e parte dos tijolos ficou espalhada sobre a via pública. A Avenida Presidente Prudente (prolongamento da Coronel Marcondes), ficou parcialmente no escuro depois que diversas árvores atingiram a rede elétrica. Segundo o 18o Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), os estragos da chuva não chegaram a atingir tão fortemente os bairros mais afastados.
Já, fora de Prudente, a informação era de que toda a cidade de Indiana estava sem fornecimento de energia desde as 19h. Não havia mudança até as 23h, quando se deu o fechamento desta edição.

SEM COMUNICAÇÃO
Por volta das 20h, os serviços 190, da PM, e 193, dos Bombeiros, registraram falta de comunicação. Isso porque, conforme a chefe do Setor de Comunicação Social do 18o BPM/I, Silvia Andréia Mantoani Pinto, uma pane teria atingido o sistema de telefonia da cidade, ou seja, o sistema de comunicação de rádio dos órgãos estava em funcionamento, porém, com o problema nos telefones, os centros de operações não recebiam os chamados de emergência.
Além dos estragos na cidade, diversos acidentes de trânsito foram registrados pela PM e pela Polícia Militar Rodoviária. No entanto, até às 22h45, nenhum havia contabilizado vítimas fatais.
Sobre o temporal, a Assessoria de Imprensa da Caiuá Distribuição de Energia S/A afirmou que, apesar da chuva forte, até as 21h40 de ontem não houve registro de ocorrência grave em Prudente e região, apenas de problemas em pontos isolados, que não puderam ser quantificados até o fechamento desta edição.
A reportagem contatou a Assessoria de Imprensa da Telefônica, a qual declarou que devido ao horário da solicitação, às 20h, não teria tempo hábil para levantar informações sobre a possível pane.

DIMENSÃO
A Estação Meteorológica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Prudente, explica que a chuva de ontem pôde ser considerada “intensa e contínua”, já que em 40 minutos não houve pausa. Contudo, o temporal foi registrado em tempo um pouco maior, entre 19h10 e 20h.
Somando a quantidade dessa chuva, já são 226,3 ml de chuva neste ano, o que é quantidade “alta, mas ainda dentro da média do mês”. Para se ter uma ideia, a meteorologia contabiliza como janeiro mais chuvoso o do ano de 2009, quando foram 557,7 mm precipitados. Em relação ao dia mais chuvoso de janeiro, também foi naquele ano, quando houve registro de 111 ml.

Nenhum comentário:

Postar um comentário